fbpx

Agile Coach

State of Agile: Informações que você necessita saber sobre como estão os Métodos Ágeis

Roberto Brasileiro
Escrito por Roberto Brasileiro
State of Agile: Informações que você necessita saber sobre como estão os Métodos Ágeis
Junte-se a mais de 4.000 pessoas

Entre para a nossa lista de conteúdos exclusivos sobre Agilidade e Gestão

O State of Agile já está na sua 11ª edição e já é uma “tradição” os resultados que ele traz sobre como estão os Métodos Ágeis.

É um relatório bem completo criado pela VersionOne, que é uma das referências no mundo em Gestão de Projetos Ágil.

Não conhecia o State of Agile? Deseja saber informações como que 50% dos projetos ágeis do mundo estão na América do Norte. Então, continue lendo, que fizemos um excelente compilado das informações desse relatório.

State of Agile – O que eles destacam

O 11º State of Agile mostrou que de uma maneira muito consistente os Métodos Ágeis estão crescendo dentro das empresas. Isso não só em organização de Software, mas em todas os tipos de industrias. E esse crescimento está acelerado.

Pela primeira vez no relatório, 50% dos entrevistados estavam fora do continente Norte-Americano. Esse crescimento apesar de acelerado, está longe de diminuir ou desacelerar.

Crescimento dos Métodos Ágeis e o Sucesso

94% das empresa dizem utilizar métodos ágeis, porém, ainda mais da metade dos times, dessas organizações, ainda não praticam agilidade. Uma comparação interessante é que mesmo assim, 98% dessas organização afirmar ter sucesso com métodos ágeis.

O relatório também mostra o crescimento do DevOps, uma vez que 71% das empresas afirmaram estar investindo nessa prática.

Top 03 Benefícios em adotar agilidade

Segundo o State of Agile, os principais benefícios de se adotar os métodos ágeis são a Capacidade de Gerenciar Mudanças de prioridades, Melhor Visibilidade dos Projetos e a Melhora da Produtividade dos Times.

Esses benefícios são os mesmo nos últimos seis anos do relatório.

O Motivo do Sucesso

Com o crescimento é importante entendermos o que as organizações estão julgando como a chave do sucesso ao adotar métodos ágeis, segundo o relatório são: Patrocínio Executivo, Práticas e processo consistentes e implementação de ferramenta comum para todos os times.

Ferramentas para Gestão

Esse foi o primeiro ano em que a maioria das empresas disseram estar utilizando alguma ferramenta para gestão de projetos ao invés de planilhas.

Isso sem dúvida contribui para o amadurecimento ágil. Uma vez que, começam a aparecer as medições e assim os indicadores de performance, que com certeza contribuem no momento de decisão e melhoria contínua.

Medindo Valor de Negócio

Sem dúvida nenhuma é esse o ponto de maior destaque do State of Agile. Segundo o relatório o crescimento da Medida de Valor de Negócio Entregue aumentou consideravelmente, chegando ao segundo lugar, das medidas mais utilizadas.

Entregar valor de negócio é core de qualquer metodologia ágil.

State of Agile: O que nos destacamos

Os resultados do State of Agile são organizados em sete áreas e a partir de agora, iremos destacar os números que julgamos de maior importância em cada uma delas.

Demografia dos Entrevistados

Como já vimos, pela primeira vez 50% dos entrevistados estavam fora do continente Norte-Americano. Enquanto 23% dos entrevistados trabalham com desenvolvimento de software.

Mas 26% das organizações que responderam o State of Agile possuem mais de 20.000 colaboradores. Abaixo a distribuição das empresas por tipo de mercado:

State of Agile - Mercados
State of Agile – Mercados

Sem dúvida, ver o crescimento no mercado financeiro é uma constatação do que já acontece no atual mercado brasileiro. Cada vez mais a Transformação Digital impulsiona os métodos ágeis para dentro dessas empresas que são gigantescas.

Experiência da Organização e Adoção

94% das organizações afirmar utiliza alguma prática ágil e 32% dos times dessas empresas já utilizam a mais de 3 anos e 28% a mais de de 5 anos.

State of Agile - Times Ágeis
State of Agile – Times Ágeis

 

Outra informação importante é que apenas 8% das organizações tem todos os seu times utilizando Método Ágil. Veja o gráfico ao lado.

Já sobre Maturidade Ágil, 80% das organizações responderam ou estavam quase atingindo a maturidade ou que estavam um pouco abaixo.

O que podemos ver de interessante sobre a Maturidade Ágil é que realmente está consistente o crescimento da utilização dos métodos ágeis dentro das organizações. Uma vez que a grande maioria delas, cerca de 60%, está no que podemos chamar de transição do intermediário para uma alta maturidade.

Esse salto de maturidade, sem dúvida, vai gerar novos horizontes, tanto para a gestão de projetos, quando para a gestão de negócios e pessoas.

Benefícios da Adoção Ágil

Os benefícios são talvez, a informação do State of Agile que se mantem mais estável nos últimos anos.

Porém, ainda me chama a atenção que entre os 13 itens apresentados no resultado, a redução de custo é o último colocado e benefícios relacionados aos valores ágeis cada vez mais próximos do topo.

 

State of Agile - Benefícios Ágeis
State of Agile – Benefícios Ágeis

Métodos Ágeis e Práticas

State of Agile - Métodos Ágeis Utilizados
State of Agile – Métodos Ágeis Utilizados

Scrum é a Metodologia Ágil mais difundida no mundo, onde 58% das empresas utilizam ele para a gestão dos projetos. Se levarmos em consideração que na segunda colocação temos o Scrum/XP, podemos considerar que existe Scrum em aproximadamente 70% das empresas entrevistadas.

Isso reflete diretamente nas técnicas ágeis mais utilizadas, que são:

  • Planning (90%)
  • Daily (88%)
  • Retrospectiva (83%)
  • Review (81%)
  • Iterações Curtas (71%)

Para estimar os modelos que podemos chamar de “tradicionais” ainda são os mais utilizados, porém podemos observar que a utilização de horas ocupa a terceira posição com 13%.

State of Agile - Estimativas
State of Agile – Estimativas

Apesar do XP ter menos 1% de utilização no cenário apresentado, as práticas que ele prega ainda são as que mais aparecem como práticas de engenharia.

State of Agile - Práticas de Engenharia
State of Agile – Práticas de Engenharia

Métricas de Sucesso

98% das organização afirmaram ter sucesso em projetos que utilizam Métodos Ágeis. Porém, ainda temos muitos desafios na adoção dos métodos ágeis.

As causas de falha na adoção permaneceram as mesmas desde do ano passado, são elas:

  • Cultura da empresa ser “contra” os valores ágeis
  • Falta de experiência com os métodos ágeis
  • Falta de apoio da gestão.

Mas em contra partida, o Valor de Negócio passou a ser a segunda métrica mais utilizada para medir o sucesso e adoção/utilização dos métodos ágeis.

State of Agile - Benefícios Ágeis
State of Agile – Benefícios Ágeis

Enquanto Valor de Negócio é a segunda colocada nas métricas de sucesso das iniciativas ágeis, ela é só as decima primeira entre as mais populares na medição de projetos de sucesso que utilizam métodos ágeis.

Isso é um grande contra-ponto, mas ainda é aceitável uma vez que as pessoas ainda estão muito ligadas as ferramentas e não em como revolver os reais problemas. Assim, a medição de sucesso em projetos, a Velocity com 67% é a mais utilizada.

Ágil Escalado

Ágil Escalado é uma prática que ainda vai crescer muito, apesar de algumas pessoas ainda estarem receosas com as utilização do ágil em escala. Mesmo assim, o SAFe é o mais utilizado com 28%.

State of Agile - Ágil Escalado
State of Agile – Ágil Escalado

Ferramentas de Gestão

Taskboard é a ferramentas que possui a maior preferência de utilização entre os entrevistados com 75% de utilização, um resumo das utilizadas:

State of Agile - Preferências Ferramentas
State of Agile – Preferências Ferramentas

Já das ferramentas de gestão mais utilizadas pelas empresas, o Jira segue na frente com a mais difundida. E de fato é um excelente ferramenta, veja as mais utilizadas abaixo:

  • Jira 53%
  • Excel 46%
  • TFS 22%

Conclusão

State of Agile traz muita informação interessante, principalmente do que se está utilizando em métricas. E não estou dizendo isso, por causa do valor de negócio e sim, porque entendo que as métricas são levantadas e analisadas de acordo com o que o mercado está priorizando.

Sugiro fortemente que você faça download do State of Agile e dê uma lida nele, apesar de já termos colocado aqui as que julgamos as mais interessantes.

Deixe seu comentário dizendo o que achou e já acompanhava o State of Agile.

Receba conteúdos exclusivos sobre Métodos Ágeis em seu e-mail! Faça parte da melhor comunidade de conteúdos ágeis do Brasil.