fbpx

O que é Kanban? E porque ele não é apenas um quadro de tarefas?

O que é Kanban?

Kanban é um palavra japonesa que significa Cartão ou Sinalização. Em administração de empresa o conceito é Cartão de Sinalização. Sendo utilizado na gestão e controle de fluxos produtivos e até de produção em serie.

Em 1960 a Toyota criou o Sistema Kanban, no qual era utilizado para controle e abastecimento de estoque.

No TPS (Toyota Production System) existiam 3 cartões sendo: Verde, Amarelo e Vermelho, cada cor representava uma prioridade. Onde o verde era o menos prioritário e o vermelho o de maior prioridade.

O que é Kanban - Exemplo de Sistema Kanban

O que é Kanban – Exemplo de Sistema Kanban

As peças ficavam em caixas em uma estante (como as da imagem ao lado), quando uma caixa ficava vazia o operador coloca um cartão da cor de prioridade nela. Assim, o reabastecimento acontecia de acordo com o que era consumido.

Dessa maneira a Toyota conseguia otimizar a reposição de estoque e também garantia que estava utilizando somente o necessário.

Quando te perguntarem o que é kanban, você já sabe que é apenas um controle de atividades e que na realidade é muito mais do que isso.

Objetivo é Equilibrar o fluxo

O que é Kanban - Equilibrar o fluxo

O que é Kanban – Equilibrar o fluxo

No Sistema Kanban deve existir um equilíbrio no processo, entre a fase anterior e posterior.

Ou seja, não se deve produzir mais do que a fase posterior precisa. Assim, o processo posterior não deve ter mais do que o necessário para a sua produção.

Quando existe um desequilíbrio entre as fases, o que se gera é estoque. E o estoque nada mais é do que dinheiro parado sem gerar valor. Situação comum em processos empurrados, onde o volume de produção é que cadência o ritmo.

No Kanban o que vai acontecer é o contrário, teremos o conhecido Sistema Puxado, onde a fase posterior é que diz o volume necessário a ser produzido pela fase anterior. Assim, gerando o menor estoque possível.

[epico_capture_sc id=”348″]

Kanban no desenvolvimento de Software

O que é Kanban?

O que é Kanban?

É comum quando perguntam O que é Kanban, alguém responder: É um quadro de controle de atividades do Scrum.

O grande impulsionador do Kanban dentro do desenvolvimento de software, sem dúvida é o Scrum. Muitos acreditam que Kanban é uma ferramenta do Scrum, e não é verdade.

Kanban, em minha opinião, vai ajudar o Scrum a ser mais eficaz no controle da quantidade de trabalho em progresso.

Hoje o Kanban vem sendo utilizando largamente no desenvolvimento de software, segundo o State of Agile 2016 o Kanban já está entre os 05 Métodos Ágeis mais utilizados no mundo.

Em 2011, David Anderson escreveu o livro Kanban, onde traz uma abordagem de como ele enxerga a utilização do Kanban no desenvolvimento de software. Sem dúvida ele acabou se tornando uma das referências no mundo no assunto.

Segundo David, o Kanban vai trazer evolução contante para o seu fluxo de trabalho. E para começar não é necessário mudar nada em seu processo atual. Ele afirma que uma vez que você comece a entender o seu fluxo atual, as melhorias virão naturalmente.

Os princípios do Kanban

Para entender melhor o que é kanban devemos entender os seus princípios e como eles dão “vida” ao Kanban.

Abaixo os 04 princípios do Kanban:

Visibilidade

Deve estar de maneira mais visível possível o trabalho em progresso, as politicas, os limites, prioridades, atrasos e problemas que estão acontecendo. Essa visibilidade deve ser brutal ou seja, se existem problemas eles devem estar lá.

O primeiro passo para uma boa implementação do Kanban é ter um boa visibilidade de tudo que está acontecendo.

Fluxo Puxado

Existe uma frase que diz: “Comece a terminar e pare de começar”, essa talvez é a melhor definição de fluxo puxado. Ou seja, você deve terminar tudo que começa e somente depois iniciar novas atividades.

Kanban é fluxo, logo, não é quantidade de trabalho em progresso que demonstra produtividade e sim a quantidade de atividades concluídas.

Colaboração

A visibilidade e o sistema puxado irão gerar uma nova organização de time. Essa organização será pautada em fluxo de entrega constante, logo é necessário que as pessoas colaborem para o bom andamento das atividades dentro do fluxo.

Melhoria Contínua

O objetivo é entregas constantes. Logo vai ser natural a equipe começar a evoluir a sua forma de trabalho. O time vai começar a entender e enxergar as suas falhas e a descobrir através de experimentos como melhorar.

Conclusão

Eu pessoalmente sou um grande fã do Kanban. Acredito que é um dos métodos ágeis mais adaptativos que existe.

Obviamente, existem contextos e contextos, mas acredito que o Kanban vai se dar melhor em muitos contextos que o próprio Scrum não vai conseguir se dar tão bem.

Agora você deve estar pensando, poxa o Roberto é um defensor do Kanban.

Se você está pensando assim, vou te responder: Eu defendo que você deve entender o seu contexto e trabalhar com a melhor abordagem possível para ele. Seja com Scrum, seja com Kanban ou até mesmo com os dois.

Share

Roberto Brasileiro

Desde de 2007 atua com Gestão de Projetos utilizando Métodos Ágeis, estendendo sua atuação para formação de pessoas e times de alta performance através de processo de Mentoring e acompanhamento. Já entregou valor nos mais diversos ramos como: Financeiro, Mineração, Educação, Automação e Telecom. Atualmente compartilha experiências através do MétodoÁgil.com (blog que Fundou em 2017) com textos, vídeos e ebooks. Também é Palestrante e Facilitador oficial de Management 3.0

You may also like...

1 Response

  1. Elton Cesar disse:

    Boa matéria, sou um adepto do Kanban para atividades fora da area de desenvolvimento, controlamos as atividades da equipe através do quadro Kanban e usamos alguns princípios do Scrum (remover impedimentos por exemplo). Em minha opinião qualquer equipe pode utilizar o Kanban para controle das atividades basta adaptar ao seu negócio. Como ferramenta de apoio utilizamos o Trello.