fbpx

Agile Coach

Estágios da Competência e como eles podem te ajudar em uma Transformação Ágil

Roberto Brasileiro
Escrito por Roberto Brasileiro
Estágios da Competência e como eles podem te ajudar em uma Transformação Ágil
Junte-se a mais de 4.000 pessoas

Entre para a nossa lista de conteúdos exclusivos sobre Agilidade e Gestão

Você sabe quais são os estágios da competência?

Aprender é talvez o que todo mundo mais faz em sua vida. Afinal de contas, estamos sempre aprendendo algo, seja no telefone, no trabalho ou até mesmo no transito. Enfim, aprender é uma constante.

Porém, existe uma diferença entre aprender o que gosta (ou atividades relacionadas ao que gosta de fazer) e aprender o que é necessário para evoluir.

Essa diferença pode fazer toda a diferença na sua carreira e também na sua empresa, concorda?

Afinal, quem aprende o necessário para se diferenciar tem maiores chances de ganhar mercado. Isso como já falei, irá fazer toda a diferença para as pessoas e também para as empresas.

Logo, organizações que buscam aprender algo que é necessário para o seu mercado vão estar na frente dos concorrentes ou com boas chances disso acontecer.

Aprender é necessário. Mas será, que entendemos como é o processo de aprendizado?

Para nossa sorte, existe uma maneira de mapearmos nossa evolução no aprendizado. Isso através dos 4 estágios da competência, que demonstram exatamente onde estamos e o que precisamos para conquistar uma nova competência ou habilidade.

Receba conteúdos exclusivos sobre Métodos Ágeis em seu e-mail! Faça parte da melhor comunidade de conteúdos ágeis do Brasil.

Os 4 Estágios da Competência: Definição

Estágios da Competência
Estágios da Competência

Inicialmente descrita como Os 4 Estágios do Aprendizado de qualquer nova Habilidade, a teoria foi desenvolvida nos anos 70 por Noel Burch. Desde então, ele foi freqüentemente atribuído a Abraham Maslow, embora o modelo não apareça em suas principais obras.

A teoria dos 4 Estágios da Competência descrevem a forma como toda pessoa aprender algo ou alguma nova habilidade.

Por exemplo, a Liderança é uma habilidade que pode ser adquirida por qualquer pessoa. Logo, se aprender a ser um líder for o seu objetivo, conhecer os estágios da competência irão te ajudar muito a entender onde você está na evolução do aprendizado.

Outro bom exemplo é uma organização que deseja adotar os métodos ágeis. Podemos assumir que executar os métodos ágeis é uma habilidade, logo, para aprender a executa-la a organização vai passar por todos os estágios da competência.

Estágio 01: Incompetência Inconsciente

Não sabemos o que não sabemos

Esse é o estágio onde ainda não se sabe a habilidade a ser aprendida ou não dá importância a ela.

Por exemplo: A organização XPTO é uma referência em Metodologias Ágeis reconhecida por todas. Nesse caso, o seu estágio de incompetência inconsciente foi antes de ter contato com os métodos ágeis, ou seja, nesse momento ela nem sabia a existência de tais práticas.

Para ir para o próximo estágio, deve-se reconhecer a sua incompetência e o principal, dar valor a nova habilidade a ser conquistada.

Aqui já começamos a entender o motivo de empresas sofrem com determinadas mudanças no mercado. Pelo simples fato das organizações não terem conhecimento de uma determinada habilidade que a sua concorrência já possui.

Estágio 02: Incompetência Consciente

Estágios da Competência - Incompetência Consciente
Estágios da Competência – Incompetência Consciente

Sabemos o que não sabemos

É nesse estágio da competência que começamos a aprender de fato, é onde reconhecemos nossa incompetência em algo. E automaticamente começamos a dar um alto valor a nova habilidade que precisamos aprender.

Nesse estágio é onde já sabe o que não se consegue executar, porém, está disposto a aprender.

É esse estágio o mais difícil, é aqui que irá começar a praticar a nova habilidade e com certeza erros e falhas virão, gerando assim um sentimento de frustração. Além dos erros e falhas novas sub-habilidade irão aparecer e isso irá dificultar ainda mais.

É aqui que muitas empresas e pessoas desistem, justamente pelas dificuldades que estarão enfrentando. Nesse momento temos que entender que errar faz parte do processo de aprendizado e vai ser necessário para chegar ao próximo estágio da competência.

Imagine uma organização iniciando a executar o Scrum, com algumas sprints ela irá perceber que além de ter que aprender a como empoderar o time, outras sub-habilidades também serão necessárias como planning, daily, priorização de product backlog e etc.

Estágio 03 –  Competência Consciente

Experimentamos e Praticamos a nova habilidade

Esse é o momento onde já sabemos executar a nova habilidade, mas ainda de maneira mecânica e ainda dependendo de muita atenção para não errar.

Esse estágio é mais fácil que anterior, porém, ainda é necessário muita atenção e esforço na execução da nova habilidade. É comum, perceberem o esforço que está sendo realizado.

O desconforto para executar é bem menor e ainda pode ser divertido e motivador, uma vez, que os primeiros resultados já começam a aparecer.

Imagine que está acontecendo uma Transformação Ágil, esse é o estágio onde a organização já consegue executar todo o Scrum, porém, ainda de maneira mecanizada e ainda com alguns deslizes, como por exemplo, apanhando um pouco das estimativas e como planejar grandes entregas.

Estágio 04 – Competência Inconsciente

Estágios da Competência - Competência Consciente
Estágios da Competência – Competência Consciente

Fazemos sem perceber

Você já ouviu com certeza a seguinte frase: “A prática leva a perfeição”, pois então essa é a fase. Nesse a nova habilidade já foi executada tantas vezes que agora ela é realizada com perfeição.

Em alguns casos o domínio em determinada habilidade é tanto que se começa a moldar ou adapta-lá melhor aos contextos que você está.

No caso de uma organização, esse é o momento que chamo de Mastery ou seja, é quando uma habilidade como os Métodos Ágeis, começam a serem adaptados para uma realidade que ali existe.

Estágios da Competência – Utilize-os!

Aprender algo não é fácil, mas quando começamos a entender os estágios, podemos dizer que as coisas ficam mais claras, concorda?

Ao invés de desistir, tenha em mente esses estágios citados. Eles irão de certa maneira mensurar o seu aprendizado.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário se ele foi útil pra você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

One Reply to “Estágios da Competência e como eles podem te ajudar em uma Transformação Ágil”

Roberto Brasileiro

Os comentários estão desativados para esta publicação.