fbpx

Conceitos

O que é Kanban? E porque ele não é apenas um quadro de tarefas?

Roberto Brasileiro
Escrito por Roberto Brasileiro
O que é Kanban? E porque ele não é apenas um quadro de tarefas?
Junte-se a mais de 4.000 pessoas

Entre para a nossa lista de conteúdos exclusivos sobre Agilidade e Gestão

O que é Kanban?

Kanban é um palavra japonesa que significa Cartão ou Sinalização. Em administração de empresa o conceito é Cartão de Sinalização. Sendo utilizado na gestão e controle de fluxos produtivos e até de produção em serie.

Em 1960 a Toyota criou o Sistema Kanban, no qual era utilizado para controle e abastecimento de estoque.

No TPS (Toyota Production System) existiam 3 cartões sendo: Verde, Amarelo e Vermelho, cada cor representava uma prioridade. Onde o verde era o menos prioritário e o vermelho o de maior prioridade.

O que é Kanban - Exemplo de Sistema Kanban
O que é Kanban – Exemplo de Sistema Kanban

As peças ficavam em caixas em uma estante (como as da imagem ao lado), quando uma caixa ficava vazia o operador coloca um cartão da cor de prioridade nela. Assim, o reabastecimento acontecia de acordo com o que era consumido.

Dessa maneira a Toyota conseguia otimizar a reposição de estoque e também garantia que estava utilizando somente o necessário.

Quando te perguntarem o que é kanban, você já sabe que é apenas um controle de atividades e que na realidade é muito mais do que isso.

Objetivo é Equilibrar o fluxo

O que é Kanban - Equilibrar o fluxo
O que é Kanban – Equilibrar o fluxo

No Sistema Kanban deve existir um equilíbrio no processo, entre a fase anterior e posterior.

Ou seja, não se deve produzir mais do que a fase posterior precisa. Assim, o processo posterior não deve ter mais do que o necessário para a sua produção.

Quando existe um desequilíbrio entre as fases, o que se gera é estoque. E o estoque nada mais é do que dinheiro parado sem gerar valor. Situação comum em processos empurrados, onde o volume de produção é que cadência o ritmo.

No Kanban o que vai acontecer é o contrário, teremos o conhecido Sistema Puxado, onde a fase posterior é que diz o volume necessário a ser produzido pela fase anterior. Assim, gerando o menor estoque possível.

Receba conteúdos exclusivos sobre Métodos Ágeis em seu e-mail! Faça parte da melhor comunidade de conteúdos ágeis do Brasil.

Kanban no desenvolvimento de Software

O que é Kanban?
O que é Kanban?

É comum quando perguntam O que é Kanban, alguém responder: É um quadro de controle de atividades do Scrum.

O grande impulsionador do Kanban dentro do desenvolvimento de software, sem dúvida é o Scrum. Muitos acreditam que Kanban é uma ferramenta do Scrum, e não é verdade.

Kanban, em minha opinião, vai ajudar o Scrum a ser mais eficaz no controle da quantidade de trabalho em progresso.

Hoje o Kanban vem sendo utilizando largamente no desenvolvimento de software, segundo o State of Agile 2016 o Kanban já está entre os 05 Métodos Ágeis mais utilizados no mundo.

Em 2011, David Anderson escreveu o livro Kanban, onde traz uma abordagem de como ele enxerga a utilização do Kanban no desenvolvimento de software. Sem dúvida ele acabou se tornando uma das referências no mundo no assunto.

Segundo David, o Kanban vai trazer evolução contante para o seu fluxo de trabalho. E para começar não é necessário mudar nada em seu processo atual. Ele afirma que uma vez que você comece a entender o seu fluxo atual, as melhorias virão naturalmente.

Os princípios do Kanban

Para entender melhor o que é kanban devemos entender os seus princípios e como eles dão “vida” ao Kanban.

Abaixo os 04 princípios do Kanban:

Visibilidade

Deve estar de maneira mais visível possível o trabalho em progresso, as politicas, os limites, prioridades, atrasos e problemas que estão acontecendo. Essa visibilidade deve ser brutal ou seja, se existem problemas eles devem estar lá.

O primeiro passo para uma boa implementação do Kanban é ter um boa visibilidade de tudo que está acontecendo.

Fluxo Puxado

Existe uma frase que diz: “Comece a terminar e pare de começar”, essa talvez é a melhor definição de fluxo puxado. Ou seja, você deve terminar tudo que começa e somente depois iniciar novas atividades.

Kanban é fluxo, logo, não é quantidade de trabalho em progresso que demonstra produtividade e sim a quantidade de atividades concluídas.

Colaboração

A visibilidade e o sistema puxado irão gerar uma nova organização de time. Essa organização será pautada em fluxo de entrega constante, logo é necessário que as pessoas colaborem para o bom andamento das atividades dentro do fluxo.

Melhoria Contínua

O objetivo é entregas constantes. Logo vai ser natural a equipe começar a evoluir a sua forma de trabalho. O time vai começar a entender e enxergar as suas falhas e a descobrir através de experimentos como melhorar.

Conclusão

Eu pessoalmente sou um grande fã do Kanban. Acredito que é um dos métodos ágeis mais adaptativos que existe.

Obviamente, existem contextos e contextos, mas acredito que o Kanban vai se dar melhor em muitos contextos que o próprio Scrum não vai conseguir se dar tão bem.

Agora você deve estar pensando, poxa o Roberto é um defensor do Kanban.

Se você está pensando assim, vou te responder: Eu defendo que você deve entender o seu contexto e trabalhar com a melhor abordagem possível para ele. Seja com Scrum, seja com Kanban ou até mesmo com os dois.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

4 Replies to “O que é Kanban? E porque ele não é apenas um quadro de tarefas?”

Elton Cesar

Boa matéria, sou um adepto do Kanban para atividades fora da area de desenvolvimento, controlamos as atividades da equipe através do quadro Kanban e usamos alguns princípios do Scrum (remover impedimentos por exemplo). Em minha opinião qualquer equipe pode utilizar o Kanban para controle das atividades basta adaptar ao seu negócio. Como ferramenta de apoio utilizamos o Trello.

Roberto Brasileiro

Muito bom Elton. É como você disse mesmo, Kanban vai ajudar a você ter visibilidade do seu fluxo e não vai molda-ló.

Akiko

Obrigado Roberto! Na minha empresa também uso Kanban para gerenciar projetos e colaborar com minha equipe. A eficiência do sistema sempre me surpreende. Estamos trabalhando com Kanban Tool (https://kanbantool.com) porque também permite a análise do tempo.

Roberto Brasileiro

Bom saber, muito bom mesmo.

O importante é gerenciar e entende o contexto em que está.

Os comentários estão desativados para esta publicação.