Não sei se você sabe, mas neste momento temos mais de 185 mil vagas de Scrum Master no mundo, veja a imagem abaixo:
Essa quantidade de vagas acontece principalmente por dois motivos:
- Scrum é o método ágil mais utilizado no mundo, ele e suas variações segundo o State of Agile de 2020 quase 70% das organizações do mundo utilizam Scrum ou alguma variação do framework.
- É difícil hoje a gente ver alguma empresa que não esteja se “transformando” com alguma iniciativa ágil, ou seja, quem ainda não roda ágil, vai rodar em algum momento.
Esses dois pontos são os principais impulsionadores na procura por Scrum Masters dentro das organizações.
Diferentemente do Agile Coach, para selecionar um(a) Scrum Master as organizações, dentre muitos pontos, pesam dois pontos para realizar a contratação de um(a) novo SM, são eles:
Ter uma certificação e conhecer muito do Scrum.
Infelizmente a certificação é a única maneira da organização realmente ter a comprovação de que a pessoa pelo menos estudou o Scrum. Eu digo infelizmente, porque muitas vezes ótimos profissionais ficam de fora por não ter uma certificação.
Já para comprovar se alguém sabe Scrum, basta uma entrevista mais técnica e você consegue na maioria das vezes verificar o conhecimento da pessoa.
O fato é que esses dois pontos geram uma corrida pela certificação Scrum, o que tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é que muitos estão em busca de ter cada vez mais conhecimento sobre o Scrum, o lado ruim é que isso afeta diretamente os preços de uma certificação Scrum. Se você for colocar na “ponta do lápis” uma certificação Scrum custa por volta de 3 a 4 mil reais!
São +/- 1.300 do voucher da prova, somados a mais ou menos 2.5 mil reais de um curso oficial.
Esses valores infelizmente geram uma “barreira” de entrada nesse mercado e as pessoas começam a escolher as certificações mais pelo preço e condição do que pela qualidade do curso. Por isso é muito importante você saber qual a melhor certificação para você.
Faça com quem criou
Eu tenho um lema comigo, se for para fazer a certificação, que seja com quem criou o Scrum, logo, vamos limitar a duas instituições: Scrum Alliance e Scrum.org.
Se você não conhece os criadores do Scrum são: Jeff Sutherland e Ken Schwaber, respectivos fundadores da Scrum Alliance e Scrum.org.
Por isso, farei a análise dessas duas empresas.
Antes de qualquer coisa não estou falando que as demais certificações são ruins, mas se é para ter uma gaste com as que não terão erro.
Nessa corrida de certificação muitos saem tirando qualquer certificação por ai… algumas até de graça são! Fique de olho nisso, porque alguém daria uma certificação de graça?
Na minha leitura, vender certificação é um grande negócio, por um único motivo: Vender certificação é ganhar muita autoridade.
Pare para pensar um pouco, qual a sua dúvida que a Scrum.org ou Scrum Alliance são ótimas consultoria de adoção ao Scrum?
Aposto que nenhuma dúvida não é?
Isso acontece porque associamos o fato de que, se essas empresas certificam as pessoas, elas então são as melhores na hora de adotar o Scrum.
E ai, quanto mais gente eu certifico, mais autoridade eu tenho. Logo, se eu der a certificação de graça, e muita gente se certificar, eu irei ganhar muita autoridade. Percebeu a “armadilha” da certificação de graça?
A dica que dou sobre as certificações que não são da Scrum Alliance e Scrum.org é: Pesquise a empresa, veja os valores e as práticas que elas têm e veja se tudo tem “match” com você.
Scrum Alliance ou Scrum.org?
De largada vamos analisar os “estilos” de cada uma delas, eu vejo uma sutil diferença entre as duas, que se parece um pouco com as diferenças entre o Jeff e o Ken.
Sinceramente, vejo a Scrum.org mais pragmática e direta ao ponto, com mais foco nas práticas do Scrum, em números, em dados… vejo essa postura inclusive nos trainers. E é uma boa postura.
Na Scrum Alliance eu vejo um pouco menos dessa visão pragmática, vejo uma postura mais focada nas pessoas e nas conexões que elas geram. Quase que uma visão um pouco mais “romantica”, se é que posso definir assim.
De verdade, as duas são excelentes, os trainers no Brasil são ótimos!! E te falo, os treinamentos oficiais são de grande qualidade.
O único problema realmente é o investimento.
E talvez esse seja o grande diferencial na hora de escolher qual fazer, já que a Scrum.org não te obriga a fazer o curso oficial. Isso já é uma grande economia.
Hoje, eu escolheria a Scrum.org, pelo critério de desempate: Preço. Já que em tudo elas empatam.
Não existe diferença entre as duas no mercado, qualquer uma delas você vai estar bem visto.
Espero realmente ter te ajudado, o ponto é que a melhor coisa a se fazer é: conhecer bem a história por trás de cada uma das empresas que estão certificando as pessoas pelo mundo.
PS.: Não se você conhece, mas tenho um programa de formação de Scrum, que se chama Scrum de Verdade, se tiver pensando em ter uma certificação, talvez seja o momento de você conhecer esse que é o maior programa do Brasil em Scrum.

Características do Scrum Master, como sair da teoria e ir para a prática

Veja agora 08 dicas para criar excelentes histórias de usuário

As 10 Principais características do Papel do PO e como cada uma delas gera resultado
