fbpx

Porque Utilizar Métodos Ágeis não é garantia de que você seja realmente ágil?

Você sabia que 95% das organizações utilizam ou desejam utilizar métodos ágeis? Mesmo que seja a execução de apenas algumas práticas?

E ainda, você sabia que 46% dessas empresas falham ao utilizar métodos ágeis?

Porque metade das empresas falham ou não conseguem os benefícios que a agilidade promete trazer?

Irei responder nesse isso agora, demonstrando que Utilizar Método Ágil não é uma garantia de que se tenha Agilidade no seu time.

Quer entender melhor? Então continue lendo.

Utilizar Métodos Ágeis não é garantia de Agilidade

Utilizar Métodos Ágeis

Utilizar Métodos Ágeis

Ok, a empresa pode estar utilizando métodos ágeis em seus projetos. Podendo estar indo bem, executando todas as práticas, sem deixar nenhum detalhe passar.

Com certeza, no incio de um projeto, deve conseguir criar uma visão de prazo, custo e até fazer um roadmap mais detalhado de como vão acontecer as entregas.

Planejar as pendências, fases de homologação e validação. Enfim, é feito um bom planejamento.

Logo, com um planejamento bem feito, com certeza, a execução vai bem também, certo?

Infelizmente, não. Interferências, mudanças de prioridades, mais projetos vendidos, pressão pro prazo, mudanças constantes nos times que ficam sem confiança e autonomia.. enfim… o caos completo.

Esse cenário é muito comum. E a causa é simples de explicar, isso acontece porque organizações ainda insistem em adotar apenas o MÉTODO ÁGIL e não a AGILIDADE.

Ou seja, adotar qualquer método ágil, executar seus ritos, práticas, criar os papéis é de certa maneira fácil. Mas só executar uma série de ritos não vai trazer os verdadeiros benefícios da Agilidade, que são:

  1. Entrega Contínua de Software Funcionando
  2. Fazer somente o necessário e de maior valor
  3. Melhorar Continuamente o seu processo

É por isso, que 46% dos projetos ágeis falham, por não atingirem os benefícios acima.

Métodos Ágeis + Agilidade = Sucesso

Para um time atingir todos os benefícios que os Métodos Ágeis promovem, é necessário que a empresa seja Ágil, que entenda e pratique, os valores e os princípios ágeis. Logo, a operação terá o suporte necessário para realizar um excelente trabalho.

Utilizar Métodos Ágeis: Valores e Principios

Utilizar Métodos Ágeis: Valores e Principios

Utilizar apenas Métodos Ágeis não vai trazer a Agilidade. A empresa como um todo deve estar prepara para se transformar. Não é possível dentro da mesma organização, co-existir duas culturas distintas. Uma irá matar a outra.

Obviamente, transformar uma organização é uma tarefa de extrema complexidade e dolorosa, por isso, não se engane, não será nada fácil. Logo, cada passo em direção da transformação será uma vitória.

Uma estratégia interessante é de pegar uma “fatia” da empresa e não apenas um ponto. É exatamente aqui, que muitos erram. Muitos acreditam que irão começar utilizando método ágil em somente um time e depois irão transformar a empresa, como se fosse um vírus ou um organismo.

De certa maneira, esse pensamento até faz sentido, mas devemos envolver mais pessoas nesse processo e claro, dar visibilidade a toda a organização do que está para acontecer.

Se você está utilizando método ágil escondido, desista, você está fazendo da maneira errada.

Utilizar Métodos Ágeis - Escondido

Utilizar Métodos Ágeis – Escondido

Pegue uma fatia da organização, identifique quem será necessário no projeto, além do time, deverá ter um Product Owner, um Scrum Master e o principal envolva os stakeholders e se possível usuários finais.

Envolver pessoas de todas as áreas da organização é indicador muito forte de sucesso.

Com todos envolvidos e alinhados é hora da ação. Faça um planejamento focado no valor de negócio, demonstre progresso constante, entregue SEMPRE algo de ALTO VALOR pronto e funcionando.

Gere e demonstre resultado!

Conclusão

Não é um crime você executar em sua empresa método ágil somente com seu time ou departamento. Se for essa a sua realidade, deixe as expectativas alinhadas e evite frustrações, porque os benefícios da Agilidade provavelmente não serão todos alcançados.

Mas a boa noticia é que a maioria das empresas que conheço ainda sofrem muito, mesmo a organização sendo Ágil, isso acontece devido ao tamanho da mudança cultural que é.

Não é fácil para quem quer se transformar, agora imagina para que não quer se transformar.

Compartilhe e deixe nos comentários, quais dificuldade você enfrenta todos os dias? Você concorda com o que abordei nesse texto?

[epico_capture_sc id=”348″]

Curta nossa página no Facebook.

Referência: http://stateofagile.versionone.com/ 

Share

Roberto Brasileiro

Desde de 2007 atua com Gestão de Projetos utilizando Métodos Ágeis, estendendo sua atuação para formação de pessoas e times de alta performance através de processo de Mentoring e acompanhamento. Já entregou valor nos mais diversos ramos como: Financeiro, Mineração, Educação, Automação e Telecom. Atualmente compartilha experiências através do MétodoÁgil.com (blog que Fundou em 2017) com textos, vídeos e ebooks. Também é Palestrante e Facilitador oficial de Management 3.0

You may also like...