fbpx

Agile Coach

Mindset Ágil: As principais características de uma mentalidade ágil

Roberto Brasileiro
Escrito por Roberto Brasileiro
Mindset Ágil: As principais características de uma mentalidade ágil
Junte-se a mais de 4.000 pessoas

Entre para a nossa lista de conteúdos exclusivos sobre Agilidade e Gestão

Mindset Ágil, você sabe o que é?

Para entendermos o que é o Mindset Ágil, primeiro, devemos entender o que é Mindset:

Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais

Segundo Daniel Goleman, autor do livro Inteligencia Emocional, mindset é a maneira como enxergamos o mundo, através de um modelo mental que é influenciado por quatro pilares que são:

  1. Biologia
    • Nossa capacidade de interpretação com base em nas limitações fisiológicas. Ou seja, como nossas limitações fisiológicas influenciam em nosso modelo mental.
  2. Linguagem
    • Meio que se estrutura a consciência humana. Ou melhor a maneira como entendemos e transmitimos informações irão modelar nossa mentalidade.
  3. Cultura
    • Grupos que convivemos como família, amigos, organizações, cidade e etc. Nesse ponto são como os grupos que estamos envolvidos nos moldam seja pela educação ou até pelos costumes culturais.
  4. Experiência Pessoal
    • Diz a respeito da sua raça, sexo, condição social e etc. É aqui que nossas experiências ajudam a moldar a nossa maneira de pensar.

Podemos assim, afirmar que, cada pessoa tem o seu PRÓPRIO mindset, já ele é formado por tudo que está acontecendo a sua volta. Por esse motivo suas atitudes e ações mudam ao longo da sua vida.

Entendendo o Mindset Ágil

Mindset Ágil
Mindset Ágil

Algo muito comum quando falamos de Transformação Ágil é de encontrarmos empresas e pessoas que são excelentes executoras de práticas.

Em geral somos bons em seguir uma receita como: rodar o Scrum, ou Kanban ou os ritos, mas será executando bem se alcançam todos os benefícios da agilidade? A resposta é não.

Por esse motivo é que encontramos definições de Mindset Ágil focados em resultados.

Logo, ter um Mindset Ágil vai depender de como modelamos a mentalidade da organização ou contexto onde estamos, assim, como funciona com as pessoas. 

Agora vamos passar pelas principais características do Mindset Ágil que você deve fomentar no ambiente onde está, claro, se seu objetivo for criar uma mentalidade ágil.

Cultura do Crescimento

Mindset Ágil - Cultura do Crescimento
Mindset Ágil – Cultura do Crescimento

O objetivo é APRENDER, logo, fomentar o aprendizado das pessoas é fundamental para se ter um Mindset Ágil. Não estou falando de treinamentos, mas de aprender com os erros, fracassos e também com os resultados do seu dia-a-dia.

Ter Metas e aprender com elas

Se não existem metas e objetivos para o seu time, a minha sugestão é: Ainda hoje você deveria resolver isso.

Sem metas e objetivos, como seu time vai aprender a se auto-organizar? Ou a se planejar? Ou melhor, a aprender a errar.

Perceba, que ter metas é essencial para a existência de um Mindset Ágil. É através delas que muito aprendizado acontece, por isso, tenha metas claras e objetivas.

Está gostando desse conteúdo?

Que tal receber conteúdos exclusivos e GRATUITOS no seu e-mail? É só colocar seu melhor e-mail abaixo e começar a receber.

Falhar é oportunidade de melhorar

Um dos grandes segredos dos métodos ágeis são os ciclos curtos de desenvolvimento. E um dos motivos para eles serem assim é criar a possibilidade de errar cedo.

Errando o quanto antes, você e o seu time irão aprender mais cedo também. Porém, é necessário entender que todo erro deve ser um oportunidade de melhoria e não uma sessão de apontamentos de dedo.

Aprender com os erros e falhar é crucial para um mindset ágil.

Dominar as práticas

Dominar algo é resultado de muito esforço. Por isso para dominar práticas também serão também resultado de muito esforço do seu time e repetidas vezes.

Por isso não se engane, para realmente você e seu time ficarem bons em algo. Será necessário muito esforço.

Logo, se adotou algum método ágil ou alguma prática não a deixe de lado antes de ter certeza que todos os esforços foram realizados. Esgote as possibilidades, afinal de contas, Dominar algo não vai acontecer sem gerar incômodos ou gerar resistências.

Ser Resiliente

Mindset Ágil - Resiliência
Mindset Ágil – Resiliência

Como você e seu time se adaptam aos novos desafios ou mudanças? Se adaptar rapidamente a novos cenários é algo que irá transformar o mindset do seu time.

A reação e adaptação a resultados ruins ou situações desconfortantes será algo que irá ser fundamental para a criação de um Mindset Ágil.

Está gostando desse conteúdo?

Que tal receber conteúdos exclusivos e GRATUITOS no seu e-mail? É só colocar seu melhor e-mail abaixo e começar a receber.

Em resumo, podemos afirmar que o Mindset Ágil é ter uma mentalidade de grande adaptação e aprendizado frente aos desafios que surgirem. Apesar de ser de certa maneira simples de se explicar é algo bem complexo de se conseguir praticar.

Mas é algo que você pode fomentar no ambiente onde você está, fazendo isso você irá transformar a experiência das pessoas que estão ali com você e isso sem dúvida irá afetar o mindset de cada uma dessas pessoas, não concorda?

Deixe seu comentário abaixo nos dizendo como você acreditar que podemos fomentar o Mindset Ágil nas organizações e times ágeis que existem por ai.